REDES SOCIAIS AMIS Facebook Twitter Youtube

AMIS



Exportação brasileira de carnes cresce 8,9% em 2017 - 14/02/2017



As exportações brasileiras de carnes bovina, suína e de frango tiveram um faturamento 8,9% maior em 2017 na comparação com o ano anterior, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuário e Abastecimento (Mapa). O resultado é superior ao observado em 2016, quando as exportações cresceram menos de 1% frente a 2015, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (Abiec). A queda do consumo interno e a crescente demanda do mercado chinês são as principais razões do crescimento observado em 2017.

 

Segundo a Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), a China importou 300 mil toneladas de carnes bovina, suína e de frango do país a mais em 2017 em relação a 2016. China e Hong Kong foram o destino de 58,1% da carne bovina exportada pelo Brasil no ano passado. O mercado chinês ainda foi responsável por 39,7% das exportações mineiras de carne de boi, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

As exportações de carnes no Estado também cresceram 25% em 2017, puxadas principalmente pela carne bovina, que teve aumento de 68,7% no ano passado em comparação com 2016. “Os atrativos da carne mineira para a China são o preço e a qualidade”, explica o superintendente de Abastecimento da Seapa, João Ricardo Albanês.

 

 “A China tem como característica, além de um grande mercado consumidor, servir de entreposto para outros países no seu entorno”, diz a coordenadora da assessoria técnica da Federação da Agricultura de Minas Gerais (Faemg), Aline Veloso.

 

Outra motivação para o aumento das exportações foi a queda do consumo no Brasil. “A saída dos frigoríficos em um ano de crise econômica, que afetou as vendas no Brasil, foi buscar mercados aquecidos internacionais”, avalia o vice-presidente da SNA, Hélio Sirimarco. “Internamente, 2017 foi um ano difícil para o mercado da carne. O consumidor, diante da crise, diminuiu a demanda e fez substituições por carnes mais baratas ou ovo, buscando opções de proteína mais econômicas. Isso influenciou o aumento das exportações”, afirma Aline Veloso. 


ONDE ESTAMOS

Rua Levindo Lopes, 357 - 6º andar - Funcionários Belo Horizonte - MG

EMAIL

amis@amis.org.br

LIGUE

(31) 2122-0500
Facebook Twitter Youtube



© Copyright 2013 - AMIS - Associação Mineira de Supermercados. Todos os direitos reservados.