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Termômetro de Vendas



Vendas do setor supermercadista mineiro crescem 2,29% em 2017

 

 

25 de janeiro de 2018. Em 2017, as vendas dos supermercados mineiros acumularam crescimento de 2,29%. Com esse resultado, o segmento tem o sexto ano seguido de expansão.    

 

Os dados são do Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), referente a dezembro de 2017. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, também houve crescimento, de 2,17%. Em relação a novembro o desempenho foi de 25,20%, motivado pelo Natal e festividades do final de ano. 

Os números estão deflacionados pelo IPCA.

 

O resultado de 2,29% no ano ficou acima das projeções da AMIS no início de 2017, quando previa um avanço de 1,7%.   Esse crescimento pode ser atribuído a fatores como:

 

Ø  Aumento do nível da ocupação dos consumidores;

Ø  Aumento da massa de rendimentos;

Ø  Melhora geral no ambiente econômico;

Ø  E o próprio dinamismo do setor com ações para melhorar as vendas;

 

Com o crescimento de 2,29%, o faturamento real dos supermercados mineiros alcançou a marca de R$ 34,7 bilhões em 2017.  (Material completo abaixo)

 

Variação mensal /2017

Mês

Sobre mês anterior

VS. mesmo mês ano anterior

Acumulado do ano

 
 

Jan.

-18,48%

0,14%

0,14%

 

Fev.

-1,40%

1,69%

0,90%

 

Mar.

3,82%

-1,15%

0,19%

 

Abr.

1,41%

3,74%

1,08%

 

Mai.

-3,97%

1,96%

1,25%

 

Jun.

0,07%

3,55%

1,62%

 

Jul.

1,57%

1,06%

1,54%

 

Ago.

0,08%

3,79%

1,82%

 

Set.

0,26%

4,92%

2,16%

 

Out.

-1,20%

1,98%

2,14%

 

Nov.

-0,35%

4,02

2,31%

 

Dez.

25,20%

2,17%

2,29%

 

 

Variação regional - dezembro

 

Total - MG

25,20%

Central

24,84%

Centro-Oeste

24,86%

Norte/Noroeste

25,29%

Rio Doce

24,07%

Sul

26,90%

Triângulo/A. Paranaíba

25,68%

Zona da Mata

 

25,56%

 

 

 

 

 

 

 

Setor abre 66 lojas em 2017 com investimentos de R$ 492,5 milhões

 

25 de janeiro de 2018. O segmento supermercadista mineiro abriu 66 lojas em 2017 e reformou outras 74, o que significou a geração de 10,2 mil novos postos de trabalho, de acordo com a Associação Mineira de Supermercados (AMIS). Ao todo, foram investidos R$ 492,5 milhões.  

Com os novos números, o segmento encerrou o ano de 2017 empregando diretamente 190.400 colaboradores. O total de lojas chegou a 7.173 no estado.

Os números estão acima do que foi projetado pela AMIS no início de 2017, que eram de 56 novas unidades; 70 reformas e 5,6 mil novos empregos. Os investimentos, na época, foram estimados em R$ 400 milhões.

O total de novos empregos foi mais elevado porque a maioria das lojas abertas é de unidades maiores, algumas até como “centros comerciais”, e com mais prestação de serviços ao consumidor, como restaurantes, lanchonetes, serviços de entrega, etc.

A média de colaboradores por nova loja passou de cem para 110. Além disso, sempre que há expansão de lojas, há necessidade de contração do pessoal de retaguarda para escritório e centro de distribuição, como profissionais de RH, marketing, logística.

Setor continua investindo em 2018

Segundo os empresários, este ano vai ser de consolidação das lojas abertas em 2017, mas os aportes em novos pontos vão continuar mesmo em números menores.  As principais redes do estado já confirmaram a abertura de lojas e reformas de outras unidades.

Ao todo, o segmento deve ganhar mais 60 pontos de vendas em 2018 e cerca de 6,8 mil postos de trabalho serão gerados. O que deve demandar investimentos da ordem de R$ 440 milhões. 

Resultado

2017

2018 – projeção

Vendas acumuladas

2,29%

2,8%

Faturamento bruto

R$ 34,75 bilhões

R$ 35,73 bilhões (+2,8%)

Investimento

R$ 492,5 milhões

R$ 440 milhões

Novas lojas

66

60

Reformas

74

80

Novos empregos

10.200

6.800

Total de empregos

190.400

197.200

Total de lojas

7.173

7.233

 

 





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